Podologia

Podologia: A saúde dos seus pés!

Os pés são a base de sustentação do nosso corpo: suportam todo o nosso peso, são responsáveis por conseguirmos ficar de pé e também por nossa locomoção. Por isso precisamos cuidar muito bem dessa parte do nosso corpo, e para isso temos a Podologia, que é a área da saúde que estuda e cuida dos pés. Seu objetivo não é apenas estético, como muitos podem pensar. Esta ciência é dedicada a diagnosticar, prevenir, estudar, investigar e tratar as patologias dos pés. A podologia trata de diversos tipos de problemas, como:

 

Crianças

O choro do bebê muitas vezes pode não estar relacionado a cólicas, dor de ouvido, ou manha, e sim uma unha encravada que inflamou, e com isso é necessário recorrer a um profissional da Podologia Infantil. Pouco conhecida, a técnica é muito eficaz no tratamento do problema, desencadeado principalmente por cortes irregulares da unha, meias e sapatos apertados, macacões e mijões justos ou constantes atritos do pezinho no bebê conforto, cadeirinhas e carrinhos.

 

Geriátrica

Problemas circulatórios são mais comum nos pacientes com mais idade, sem contar que o ressecamento da pele nessa fase da vida faz com que os calos e fissuras sejam formados facilmente, o que não significa que serão tratados rapidamente, por isso acompanhamento em um podologo é mais que necessário.

 

Gestantes

O aumento de peso e a alteração no eixo da coluna durante a gestação mudam a forma de pisar e requer cuidados especiais. É necessário ir a um podologo para tratar o encravamento de unhas decorrente desse novo modo de andar. Além da baixa resistência orgânica que podem resultar em alguns tipos de micose.

 

Diabéticos

O pé de um diabético pode estar mais sujeito a ser uma vitima de três processos patológicos básicos: isquemia, neuropatia e infecção.Todo diabético tem seu pé diabético, por isso cuide bem do seu pé.